Filosofia Da 12 Classe
A filosofia teve o seu inicio de duas revoluções: Americana e Francesa.
E uma fase marcada pela industrialização o que faz surgir a questão operária ou questão social que ganhou maior enforque com surgimento das doutrinas socialista por obra de karl Marx.
No plano politico esta fase e marcada pela abolição do absolutismo real proclamação dos directos do homem; o aparelho das constituições escritas; a dedução da república como fórum político; o inicio do parlamento e o a aparecimento dos partido politico propriamente ditos.
No plano económico e social esta fase caracterizou se pela afirmação do liberalismo económico pela proclamação do principio da não intervenção do estado na vida económica e social ou pela redução dessa intervenção ao mínimo indispensável.
Dentre os vários teóricos a considerar no debate em torno da filosofia politica na idade contemporânea destacam se Hegel; John rawls e karl popper.
Entre tanta essa filosofia era demasiado diferente para que se possa fixar um padrão para que não seja uma serie de tentativas de reformar preservar ou alterar os limites antes conhecido com tudo suponhamos que seja essencial uma unidade de sentido diríamos que estas filosofias contestar princípios da ciências modernas aproximadamente entre o séculos XVI ao século XX.
Hegel e o Hegelianismo
Falar da filosofia política contemporânea sem referir Hegel e procurar a compreensão desta abordagem. Hegel e concebido como aquele que procura justificar poder e autoridade de forma totalitária e ditatorial e a sua filosofia do estado resume se a subordinação do individuo ao estado no qual este se dissolve e nome de uma orde suprema; quer disser que para Hegel o endividou no estado e um simples objecto e não o sujeito do seu próprio destino a sua vontade e sufocada pela vontade do estado e o endividou perde a sua liberdade.
Este carácter ditatorial de Hegel será objecto de críticas e discórdias por parte dos liberais e