filosofia onde e quando surgiu
Introdução
Um dos melhores modos de responder à pergunta "o que é filosofia?" É mostrar como os filósofos, ou as correntes filosóficas principais da filosofia, fizeram filosofia e/ou dissertaram sobre suas concepções de filosofia. Neste trabalho procuro reproduzir o significado de "Filosofia" e o que ela representa na sociedade atual, a apresentação de alguns filósofos com suas teorias e o que eles pensavam e como suas idéias se repercutiram e influenciaram até os dias de hoje muitos estudiosos.
O que é filosofia?
1. Da definição de Filosofia
A palavra "filosofia" (do grego f???s?f?a) resulta da união de outras duas palavras: "philia" (f???a), que significa "amizade", "amor fraterno" (não no sentido erótico) e respeito entre os iguais e "sophia" (s?f?a), que significa "sabedoria", "conhecimento". De "sophia" decorre a palavra "sophos" (s?f??), que significa "sábio", "instruído". Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. Assim, o "filósofo" seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. A tradição atribui ao filósofo Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a criação da palavra. Filosofia indica um estado de espírito, o da pessoa que ama, isto é, deseja o conhecimento, o estima, o procura e o respeita.
A Filosofia é um ramo do conhecimento que pode ser caracterizado de três modos: seja pelos conteúdos ou temas tratados, seja pela função que exerce na cultura, seja pela forma como trata tais temas. Com relação aos conteúdos, contemporaneamente, a Filosofia trata de conceitos tais como bem, beleza, justiça, verdade. Mas, nem sempre a Filosofia tratou de temas selecionados, como os indicados acima. No começo, na Grécia, a Filosofia tratava de todos os temas, já que até o séc. XIX não havia uma separação entre ciência e filosofia. Assim, na Grécia, a Filosofia incorporava todo o saber. No entanto, a Filosofia inaugurou um modo novo de tratamento