Filosofia na historia
Filosofia do Renascimento
Filosofia do século XVII
Filosofia do século XVIII
Filosofia do século XIX
No período moderno a filosofia passou a ter uma divisão melhor de seu foco de estudo. No começo haviam varias questões de provar a existência de Deus, com o passar do tempo isso foi sofrendo algumas alterações, de acordo com as obras que vieram a seguir, principalmente de Kant, a filosofia começou a ser chamada de “virada epistemológica”, onde se preocupavam com condições de conhecimento humano.
Renascimento
Período entre a Idade Média e o Iluminismo, segundo alguns estudiosos, podemos estender esse período ate o começo do século XVII.
Iniciou na Itália e tem esse nome porque ela se da como o renascimento da filosofia, Shakespeare se tornou um dos mais importantes pensadores da época.
Filosofia do século XVII: Considerada como uma forma de ver o principio da filosofia moderna, é comum ser chamada de “idade da razão”.
Século XVII: Também conhecido como Iluminismo, aconteceu na Europa e em alguns países do continente americano, geralmente se encerra entre os anos 1800.
Século XIX: Tinhas de referência os trabalhos de Immanuel Kant e Jean-Jacques Rousseau, que contribuiu para influenciar uma nova geração de pensadores.
O contexto filosófico: O homem era o fim para a realização das coisas, o trabalho era visto como a forma do homem realizar a sua missão na terra, ajudando a construir o mundo, diferente de antigamente, que o trabalho era visto como um defeito, por isso deveria ser direcionado somente para escravos.
René Descartes: Foi um dos precursores do movimento, considerado o pai do racionalismo, e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
George Berkeley: Berkeley afirma que uma substância material não pode ser