filosofia na administração de empresa
JAILSON CORDEIRO DA SILVA
A FILOSOFIA NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA
Paulo Afonso
2010
JAILSON CORDEIRO DA SILVA
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Filosofia.
Orientadora: Profª. Marcia Bastos de Almeida.
Paulo Afonso
2010
Introdução
No complexo mundo em que vivemos, a ciência (e todas as demais formas de construção do saber) avançam a cada dia, pois novos conhecimentos são necessários para resolver novos e mais complexos problemas. Convivemos diariamente com uma verdadeira avalanche de informações, que precisam ser captadas, filtradas e compreendidas, assim como inúmeras situações que envolvem conflitos, soluções de problemas e decisões que precisam ser tomadas rapidamente.
Sócrates valorizava acima de tudo o debate e o ensinamento oral. Nesse sentido, jamais escreveu seus ensinamentos. Sua obra é conhecida através de outros escritores ou filósofos, sendo o mais importante Platão, seu discípulo, nas obras “Diálogos” e “Defesa de Sócrates”. (Marcondes, 2000; Strathern, 1998; Pessanha, 1991). Sócrates fixou a filosofia sobre os pilares da razão. De acordo com Marcondes (2000), ele marca o início da filosofia clássica, quando a independência do pensamento é discutida pela primeira vez. Sócrates apresentou uma forma de construção de conhecimento que não só nega os mitos (por buscar o pensamento racional) mas inaugura o pensamento e a postura crítica, fundamentais para o avanço da filosofia e para o surgimento posterior da Ciência tal qual a conhecemos. Por meio da postura crítica, novas teorias podem ser colocadas em discussão evitando-se o dogmatismo e fazendo com que se desenvolvam, transformando-se e reformulando-se