Filosofia Medieval Capa
Introdução
O período conhecido como Idade Média prevaleceu na Europa entre os séculos V e XV. Tendo inicio com a queda do Império Romano. A origem da palavra ‘’Idade Média’’ é justificada, pelo período intermédio da divisão clássica da historia, na qual é dividida em 3 (três) períodos: Antiguidade, Idade média e Idade Moderna, até então, pois já vivenciamos a Idade Contemporânea.
A Idade Média teve inicio após a queda de Roma diante dos germanos no ano de 476, o primeiro momento da idade média é conhecido como Alta Idade Média, marcada pela formação de diversas sociedades na Europa, durando cerca de cinco séculos. Outro grande marco da Alta idade média foi à formação dos feudos, e o sistema de suserania e vassalagem no qual o feudo era oferecido do senhor feudal para o vassalo em troca de serviços ao senhor feudal, pagamento de impostos, lealdade e segurança. Nesse período histórico também se estabeleceu o poder e o fortalecimento da Igreja Católica.
O outro período da Idade Média é chamado de Baixa Idade Média ocorrida entre os séculos X até o XV é conhecido principalmente pela decadência das instituições feudais, mas também foi marcada por ser palco de vários movimentos religiosos, assim como as Cruzadas, as reformas monásticas e a criação de novas ordens monásticas como a ordem dos Cartuxos e a Cisterciense. Com a adoção do cristianismo pelo antigo Império Romano, a religião foi adquirindo cada vez mais força perante a sociedade medieval, regendo todos os aspectos da vida cotidiana. A Igreja Católica, portanto, foi a instituição mais forte e relevante da época, perfazendo todas as áreas.
Com isto, na filosofia não poderia ser diferente. Os primeiros estudos que remontam à Era Medieval tratam da Justiça Cristã, que se expressa principalmente através das Sagradas Escrituras. Ainda, são dois santos os mais conhecidos filósofos desse período: Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, o que demostra a força da Igreja. A figura de Averróis seria