Universidade medieval
2º Slide: As Universidades tiveram início na Grécia e Roma, oferecendo as áreas de Medicina, Filosofia, Retórica e Direito.
O ideal da educação grega era formar o homem das classes dirigentes. Com a crise no império romano e as consequentes invasões bárbaras, ocorridas nos séculos V a X, o processo de ensino superior foi interrompido.
3° Slide: A universidade mais antiga é a de Salerno na Itália, que já no século X dispunha de uma escola de Medicina. Algumas fontes indicam que sofreu fortes influencias da cultura árabe.
No entanto, por volta dos séculos XI a XV, entre o final da Idade Média e a Reforma contra a Igreja Católica, nasce a universidade como instituição associada à sociedade e à cultura da época, tornando-se o órgão por excelência de elaboração do pensamento medieval. Agora, o ensino torna-se um atributo exclusivo da Igreja Católica. As escolas leigas são substituídas pelas religiosas, transformando-se em um instrumento de aquisição e transmissão de cultura.
4° Slide: (Fotos das universidades de Cambridge, Paris, Oxford e Bolonha) Em seguida foram fundadas as Universidades de Bolonha e Paris.
Juntamente com as Universidade de Oxford, Cambridge, Montpellier, Salamanca e Nápoles.
5° Slide: Principais Características:
- Eclesiástica (Pois as universidades eram criadas pelo Papa, os professores pertenciam todos à Igreja, destacavam-se duas Ordens religiosas, os Franciscanos e os Dominicanos, todos os alunos eram chamados de clérigos, mesmo quando não se destinavam ao sacerdócio. Ensinavam a teologia, todas as grandes disciplinas científicas e filosóficas, gramática, dialéctica, música e geometria.)
- Cosmopolitas (Os clérigos e professores vinham de todas as partes do mundo.)
- Conservadorismo
6° Slide: Principais Características:
- Relação direta e privilegiada entre Mestre e Aprendiz (Os estudantes, professores e clérigos desfrutavam de privilégios e imunidades, tais como proteção contra prisão injusta,