Filosofia dos espiritos livres
* HUMANO DEMASIADO HUMANO * Dedicado a Voltaire * É inserido simbolicamente na filosofia das luzes * Tem confiança no poder da ciência ante a ignorância da supertição * Segunda trajetória * Valoriza o conhecimento cientifico * Entra o Homem teórico. * Prazer de viver do lugar vontade de conhecimento. * Não acredita em quem fala que a REALIDADE HORRIVEL, e sim que a mais HORRIVEL REALIDADE E BELA. * A felicidade do homem do conhecimento aumenta a beleza do mundo * desenvolve dotes FILOLOGO e PSICOLOGO, se considerando primeiro psicólogo da Europa. * Em 1877, Paul Rée, amigo de Nietzsche publica a origem dos sentimentos morais, Nietzsche se opõe.
* EXPLICAÇÃO GENEALÓGICA * Explicação de um fenômeno que depende sempre da RECONSTITUIÇÃO dos MOMENTOS CONSTITUTIVOS, ou seja, para ser entendido, deve-se entender as TRANSFORMAÇÕES/ DESLOCAMENTOS anteriores desse fenômeno. * Homem Teórico * O filosofo precisa saber fazer uso das disciplinas cientificas
(para melhorar a concepção de mundo liberada das fantasias e supertições – religião e moral)
* AURORA: PENSAMENTOS SOBRE OS PRECONCEITOS MORAIS * Aparece a penetração PSICOLOGICA * Traz a superfície, livre de preconceitos, propósitos e motivações da origem dos valores éticos. * Nele Nietzsche se acha herdeiro da tradição metafísica * Nietzsche acredita que a honestidade intelectual deve superar as formas e valores da moralidade ocidental.
* A GAIA CIÊNCIA * Permanece na “filosofia dos espíritos livres”, mas anuncia transição para a terceira etapa da filosofia de Nietzsche * Ainda permanece a racionalidade científica, mas de uma ciência alegre (gaia).