Filosofia Da Educa O No Contexto Social E Acad Mico
A filosofia da educação busca a reflexão sobre os diversos tipos de processos educativos e métodos didáticos relacionados à pedagogia ,onde o principal objetivo é a compreensão entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade.
Cada vez mais necessária a arte de filosofar se ocupa do pensar no modo geral dando uma ampla visibilidade ao campo acadêmico o que não a torna superior mais mostra que ela é essencial para que possamos compreender as outras disciplinas. Ela leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico,formando novos contextos de conceitos tradicionalistas já existente
Para os acadêmicos a disciplina de filosofia no curso permite uma ampliação dos conhecimentos para a compreensão e leitura da realidade pela desmistificação das ideologias e percepção das diferentes correntes de pensamento ,favorecendo uma ação pedagógica contextualizada para uma postura autônoma. A filosofia desperta no educador o interesse da busca de novos horizontes, tendo a oportunidade de refletir sobre a educação, nesta visão consegue-se ultrapassar a mera busca de metodologia, didáticas e outros tipos de sistematização para a pratica educativa. Começa-se a pensar e a buscar soluções para as inquietações que surgem. A filosofia da educação torna-se importante neste sentido, pois é por meio dela que teremos oportunidade ou buscaremos conhecimentos que nos darão base para exercemos nossas profissões com responsabilidade.
Para Luckesi(1935), as relações entre filosofia e educação parecem naturais .Enquanto a educação trabalha o desenvolvimento das novas gerações de uma sociedade ,a filosofia é a reflexão sobre o que e como devem ser ou se desenvolver as gerações e a sociedade, é ela que exige a postura do educador.
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser