Filosofia da eduação
POLO UNIEDUCAÇÃO 7109
CURSO DE PEDAGOGIA 02
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Goiânia
2012
ACADEMICOS
TIAGO DE JESUS BARBOSA – RA389857
SILVIA MARIA SAMPAIO – RA142566
ROSIVAGNA MARIA DE SOUSA – RA396625
ECLEUNITA RODRIGUES FARIAS – RA388913
FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
Relatório Final das Atividades Práticas Supervisionadas - ATPS à disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação, da Universidade Anhanguera UNIDERP.
Tutor EAD: Dr. Potiguara Acácio Pereira.
Monitor Polo Presencial: Edione Marques da Silveira
–
RELATÓRIO FINAL
Este relatório consiste na apresentação das leituras realizadas durante a disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação, assim como a expressão das discussões realizadas em sala e em grupo.
Goiânia
2012
ETAPA 1: AS DIFICULDADES DA IMPLANTAÇÃO DE FILOSOFIA NO CURRÍCULO ESCOLAR
A etimologia da palavra filosofia é a junção de duas palavras gregas, philos e sophia; philos, derivado da palavra philia que significa amor fraterno e respeito entre os iguais e sophia que significa sabedoria, logo a palavra deve ser entendida como amor e/ou amizade pela sabedoria. Esta premissa nos deixa claro que a filosofia não tem um objeto de estudo definido, antes está aberta para discutir várias temáticas, ou seja, qualquer aspecto da sociedade e do mundo pode ternar-se objeto de estudo e discussão dentro da filosofia. Questões que muitas vezes a própria ciência não consegue responder por seu caráter positivista, ganha espaço dentro da filosofia.
Segundo Murcho (2008) a natureza aberta e especulativa da filosofia possibilita discussões, sem que estas ganhem status consensuais, essa característica é fundamental para entendermos a sua importância para compreensão da sociedade e do mundo. Segundo Luckese,
A filosofia se manifesta ao ser humano como uma forma de entendimento que tanto propicia a compreensão de sua existência, como lhe oferece um direcionamento para sua ação, um