Filosofia da Arte
A história sempre nos apresentou a arte como uma grande expressão da humananidade, sendo ela um dos problemas filosóficos existentes. Desse modo, para melhor compreender o que vem a ser a arte no seu sentido ontologico, recoremos ao capitulo 4 do texto (A ontologia da Arte) de Amie L. Thomasson, que descreveu tal assunto com bastante precisão.
A princpio o autor segue uma linha de raciocino dividindo o capitulo em quatro partes, sendo que no primeiro ele descreve as várias formas de arte, mostrando–nos o pensamento do senso comum para com as artes. Podemos inferir que os individuos quando tem o primeiro contato com deteterminada arte o que lhes vem a mente é o incantamento ou a ôjeriza por determinada arte sem que a tenham interpretado de uma forma minuciosa –ontologica. Thomasson fala que ha várias formas de manifestaçoes artiticas à tradicional e ontologica, a primeira trata-se das obras clássicas que são diferentes das artes folcloricas, quanto que a segunda está relacionado à pintura, música e literatura. Vemos aqui, que a arte tem vários atributos que por vez se mostra com maior facilidade no campo metafisico ou no senso comum.
Na tentativa de responder o que é a ontologia da arte e todos os seus questionamentos, o autor cita alguns pensadores que se colocaram a disposição para compreender a metafisica da arte. Depois de analisar-los, é percebivel a necesidade de uma busca integrada sobre essa problemática.
Desse modo, o método mais apropriado para o desemvolvimento dessa percepção estética é busca pelos pressupostos que acaretam o desenvolvimento da artirtico. O Thomasson na sua conclusão nos afirma que para saber o que é arte ontologica é preciso um retorno as fontes metafisicas.
(Paulo Marcos)