Filosofia Conhecimento
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
FLÁVIA DE SOUZA NUNES
O CONHECIMENTO: ELUCIDAÇÕES CONCCEITUAIS
E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
MARANGUAPE,
2015
CAP.07
O CONHECIMENTO
“O conhecimento é a compreensão inteligível da realidade, que o sujeito humano adquire através de sua confrontação com essa mesma realidade. Ou seja, a realidade exterior adquire no interior do ser humano, uma forma abstrata pensada, que lhe permite saber o que essa realidade é [...] o conhecimento é a elucidação da realidade.” (p.154-155)
O conhecimento se dá quando nos deparamos com algumas situações da realidade e as confrontamos e nos indagamos a respeito dessa realidade passando a compreende-la, ou melhor, entende-la. Quando entendemos a realidade ela deixa de ser uma realidade limitada e oculta e passa a ser compreendida, porém o mais importante é elucidar ou trazer a luz essa realidade se esse conhecimento for meramente depositado não terá valor algum. Adquirimos o conhecimento e passamos a entendê-lo para podermos ter ações adequadas para suprir nossas necessidades seja elas, biológicas, físicas entre outras.
“Portanto o conhecimento pode ser entendido, sim como aquilo que adquirimos, nos livros, nas aulas, e nas conversas, mas com o objetivo de alcançar o entendimento da realidade.” (p.155)
2.0 Formas de apropriação da realidade através do conhecimento
“Existem duas formas de nos apropriarmos da realidade pelo conhecimento: uma, através da investigação direta da realidade, e outra através da exposição do conhecimento já produzido.”
Segundo o autor existem duas maneiras de chegarmos ao conhecimento da realidade, na primeira é através da pesquisa, na segunda essa aquisição se dar através da escrita ou fala. Tanto na segunda quanto na primeira forma é preciso que esse conhecimento seja analisado e se ele realmente corresponde com a realidade.
2.1 O conhecimento direto da realidade (método da investigação)
“O conhecimento direto da realidade decorre do