filosofia- ciência e ética
Filipe Barbosa
Larissa do Nascimento
Pâmela de Jesus
Vinícius Crispim
CIÊNCIA E ÉTICA
Contagem
2015
Arthur Augusto
Filipe Barbosa
Larissa do Nascimento
Pâmela de Jesus
Vinícius Crispim
CIÊNCIA E ÉTICA
Trabalho apresentado ao primeiro período do curso de Engenharia Elétrica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Centro Universitário em Contagem, como requisito parcial da disciplina Filosofia: Razão e Modernidade.
Professor (a): Valéria Lima Bontempo
Contagem
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
Os avanços, nas últimas décadas, da genética, da bioquímica e da microbiologia, resultaram em uma nova tecnologia voltada para a solução de problemas em benefício da sociedade. A biotecnologia vem contribuindo significativamente em áreas necessárias à sobrevivência humana, como produção de alimentos, controle de pragas, sanidade animal e diagnóstico de doenças hereditárias.
De tempos em tempos, e cada vez mais frequentemente, a divulgação de novos avanços científicos e tecnológicos nesta área causam impactos na opinião pública e reacendem a polêmica sobre as precauções que se fazem desejáveis no ordenamento e no balizamento dos limites que a sociedade deseja impor à capacidade humana em avançar no desconhecido e a velocidade com que se deve incorporar as novas técnicas daí resultantes.
Novas tecnologias muitas vezes assustam aqueles que não acompanham seu contínuo crescimento e inovação, particularmente quando recebem informações pela mídia em momentos particulares, quando algo de consequências inesperadas é divulgado.
Atualmente, o grande dilema, para tentar agradar a todos é: Como conciliar a ciência com a ética? Como desenvolver o conhecimento a tal ponto que não prejudique os princípios éticos?
O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de ciência e ética, trazer alguns aspectos sobre a questão: Ciência x Ética e abordar uma análise de