Filosofia Capítulo 3 e 4
PROPOSTAS PARA A ATIVIDADE:
Capítulo 4: NATUREZA E CULTA
Leia atentamente e responda às questões 1, 2 e 3 da página 53.
Assista o curta-metragem Vida Maria, do diretor Marcio Ramos. Produza uma reflexão do filme associando o filme e o sentido da cultura na construção do ser humano.
Capítulo 5: LINGUAGEM E PENSAMENTO
Leia atentamente e responda às questões 1 e 2 da página 65.
Capítulo 4 – NATUREZA E CULTURA
Atividades – Revendo o capítulo
Página 53
1. Faça a distinção entre ação instintiva e ação inteligente. Dê exemplos.
A Ação instintiva é regida por leis biológicas, e está presente na natureza de qualquer animal ou humano. Provém de reflexos inconscientes, ações espontâneas, necessárias para a sobrevivência do organismo. Não exige raciocínio, portanto não permite que o ser crie algo inovador na existência de sua espécie. Um joão-de-barro, por exemplo, quando constrói seu ninho, faz por instinto. Não ocorre de ele mudar o jeito de construir o ninho, ou mudar a época do ano em que o faz. Esse comportamento é transmitido hereditariamente.
Já a ação inteligente ocorre de animais superiores, que têm a capacidade de pensar a respeito de um problema, e procurar formas diferentes de resolvê-lo. A inteligência permite que o ser desenvolva seu próprio pensamento, e encontre soluções pragmáticas para problemas simples. Desperta criatividade. É possível um gato, por exemplo, depois de tanto observar os habitantes de uma casa repetir o movimento de abrir e fechar uma porta através da maçaneta, passar a imitar os humanos, e aprende a abrir a porta quando ela está fechada. Ele pula na maçaneta e a porta se abre. Assim, o animal não fica mais trancado no cômodo. O ser humano demonstra sua inteligência de inúmeras formas. Cria ferramentas para adaptar as coisas. Modifica o mundo. Em seu processo evolutivo, por exemplo, aprendeu a criar ferramentas de caça para abater animais.
2. Em que sentido a diversidade cultural é um