Filosofia aplicada ao serviço social
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Filosofia Aplicada ao Serviço Social
Etapa 1
Passo 1
A. O mundo é o sinônimo de planeta, terra e mar e as pessoas que nele vivem. Já a realidade é algo presente nesse mundo, ou seja; o que nele acontece, sua política, sua sobrevivência seu cenário real.
B. Ser humano é um homem sábio, uma pessoa que possui membros e capacidade de raciocínio.
C. Viver na sociedade é saber lidar com as pessoas, respeitar as raças, religiões, opções. É viver com pessoas diferentes, com pensamentos diferentes
D. A finalidade da vida social, é viver a cada dia com as pessoas em nossa volta, sempre respeitando o especo de cada uma.
E. O conhecimento serve para nos tornarmos sábio de algo, entender a proposta de cada coisa e serve na vida do ser humano para distinguir o estilo de vida a nossa cultura.
F. Ser cidadão é entender as responsabilidades pessoais e sociais e cumprir cada uma delas.
G. Sim existe, pois desde que praticamos a cidadania estamos colaborando com uma qualidade de vida pessoal e coletiva, serve para o bem de todos.
H. Um exemplo é a área da saúde, onde não há um investimento correto e existem varias pessoas morrendo por falta de atendimento, ou seja; falta recurso falta vida.
I. Sim, o bem estar tanto individual quanto coletivo faz parte de uma vida cidadã, viver bem e estar compatível em todos os aspectos da vida.
J. O preconceito que a sociedade enfrenta ate hoje é o racismo, as pessoas não se respeitam só pelo outro ser negro. O posicionamento é que isso precisa ser mudado, pois não definimos uma pessoa pela cor, e sim porque ela é um ser humano que merece respeito como todos.
As questões que provocam preconceito precisam ser problematizadas e desmistificadas, porque o preconceito, enquanto algo que dizima o humano destitui os indivíduos sociais de sua autonomia e liberdade. Nestes termos, o debate em torno do preconceito favorece à argumentação e à reflexão crítica sobre a vida