filosofia aplicada ao serviço social
O mundo vive realidades diferentes de alguns séculos atrás. Os valores e crenças deram lugar ao consumismo e ao descrédito religioso. O indivíduo tem seu valor avaliado de acordo com suas posses, e não por seu caráter. E as transformações do mundo moderno interferindo no comportamento humano.
O que é ser humano?
O ser humano distingue-se dos outros animais por agir com racionalidade. Possui grande capacidade mental e habilidade para desenvolver utensílios e adquirir conhecimento. O termo humano utiliza-se também como adjetivo com o significado de bondoso ou generoso, compreensivo ou tolerante.
O que distingue se esta racionalidade é compatível com estes adjetivos, é seu caráter individual que é formado ao longo da vida.
O que é viver em sociedade?
É viver com outras pessoas, onde uma respeita os direitos da outra, pois viver sociedade é isso, uma organização onde todos têm direitos e deveres, independente de raça, cor ou diferença cultural.
Qual a finalidade da sua vida social?
A vida social faz parte do nosso processo de individuação. Desde que nascemos é o outro que diz quem é você, qual seu nome, o que vai vestir. Quando crescemos é você quem diz quem você é, através de suas vivencias, mas para isso você precisa de referenciais sociais.
O que é conhecimento e para que serve na vida dos seres humanos?
O conhecimento científico serve, não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e comprovadas através de provas teóricas.
O conhecimento popular é o que atravessa gerações, e mas sem comprovações científicas
O conhecimento religioso é aquele que põe Deus a cima de tudo, e atribui tudo a obra divina. Não é comprovado cientificamente.
Todo o conhecimento é importante, pois independentes de comprovação científica, auxiliam ás pessoas no seu dia a dia, e dão sentido a vida das pessoas.
O que é ser