Filosofia agora
A filosofia política
A filosofia política pode ser definida como a reflexão filosófica sobre a melhor forma de organizar nossa vida coletiva - as nossas instituições políticas e suas práticas sociais, como o nosso sistema econômico e o nosso padrão de vida da família. (Às vezes, é feita uma distinção entre filosofia política e social, mas vou usar "filosofia política" num sentido amplo para incluir tudo). Filósofos políticos procuram estabelecer os princípios básicos que, por exemplo, justificam uma forma particular de Estado, mostram que os indivíduos têm certos direitos inalienáveis, ou digam-nos como recursos de uma sociedade material devem ser partilhados entre os seus membros. Isso geralmente envolve análise e interpretação de idéias como liberdade, justiça, autoridade e democracia e, em seguida, aplicá-las de forma crítica às instituições sociais e políticas que existem atualmente. Alguns filósofos políticos tentaram, principalmente para justificar o regime vigente de sua sociedade; outros retratos pintados de um estado ideal ou um mundo ideal social que é muito diferente de tudo o que temos até agora mais experientes.
A filosofia política tem sido praticada por quanto tempo os seres humanos não têm considerado os acordos coletivos como imutáveis e parte da ordem natural, mas como potencialmente abertos à mudança e, portanto, como estando na necessidade de justificação filosófica. Ela pode ser encontrada em muitas culturas diferentes, e tem tido uma grande variedade de formas.
As Filosofias Políticas - O Ideal Republicano
Durante a Idade Média, formam-se aldeias ou burgos. Enquanto na sociedade como um todo prevalecia a relação de vassalagem onde era feito um juramento de fidelidade do vassalo, onde os superiores também prometiam protegelos. Com a divisão do trabalho surje uma nova organização social, que era a corporação de oficio,