111318010477
652 palavras
3 páginas
IMAGENS E PENSARES SOBRE A FILOSOFIA Quando se pensa em filosofia, uma das primeiras imagens que, talvez, vem à mente, seja a de três filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles. Vários fatores concorrem para essa possibilidade: estudo da História da Grécia Antiga no Ensino Básico; algumas frases de efeito ditas por esses pensadores e repetidas por professores(as), oradores(as) e algum quadro/imagem de um destes pensadores, entre outros. Quando se fala em termos de imagem que se tem da filosofia e/ou do(a) filósofo(a), o filósofo Sócrates - pela sua maneira de filosofar, alguém que vai à praça pública (Ágora) discutir com as pessoas sobre questões que envolvem a própria experiência cotidiana, usando-se do diálogo como possibilidade de conhecer a si mesmo, o outro e o mundo - possivelmente é o mais lembrado destes três pensadores.
A filosofia se constitui numa atividade que permanentemente está a se transformar. Isto não só se deve porque ela própria procura superar-se através de novos questionamentos que se fazem às respostas dadas, mas também porque o mundo muda e, junto com ele, os atores e as atrizes sociais que fazem e pensam este mundo. Ou seja, a filosofia carrega também as marcas do tempo e do espaço nos/sobre os quais ela é pensada. Nesse sentido, torna-se difícil definir o que seja filosofia. Assim, as respostas dadas a essa questão (destacadas a seguir), giram mais em torno da atividade do filosofar e/ou em relação aos objetivos dessa atividade e não têm a intenção de buscar uma definição de filosofia que tenha pretensão de validade universal no sentido de possibilitar uma espécie de consenso entre todos(as) os(as) filósofos(as).
“A admiração sempre foi, antes como agora, a causa pela qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a