Filosofia - 1º Ano - 4º Periodo
Capítulo 18 - Ninguém nasce moral
1. Aprender a autonomia, p. 222
2. A teoria de Piaget, p. 223
3. A teoria de Kohlberg, p. 226
4. Pressupostos filosóficos, p. 229
5. Outras tendências, p. 230
6. A construção da personalidade moral, p. 231
Atividade 01 - 1º ano - 4º período
1. Faça o fichamento da teoria de Piaget.
2. Faça o fichamento da teoria de Kohlberg.
3. Destaque as semelhanças e diferenças entre Piaget e Kohlberg.
4. O egocentrismo infantil é um elemento constitutivo de determinada fase do desenvolvimento intelectual, afetivo e moral da criança. o que dizer dos adultos que não perderam esse traço?
5. Leia a citação de Barbara Freitag e responda às questões.
"Os gregos diferenciavam, como sabemos, entre dois conceitos distintos de tempo: kronos e kairós. O primeiro conceito refere-se à passagem contínua de tempo (donde, cronologia) e o segundo conceito refere-se ao momento certo, maduro, para certos eventos. Há, também, no caso da psicogênese infantil, momentos certos (kairós) para promover o pensamento lógico, a moralidade autônoma e a competência linguística. Sociedades que se omitem e não fornecem as condições materiais e sociais adequadas para as novas gerações nos momentos certos perdem a oportunidade de criar cidadãos maduros, capazes de assumir com responsabilidade e autonomia suas funções na sociedade." (Barbara Freitag. Itinerários de Antígona: a questão da moralidade. Campinas: Papirus, 1992. p. 283.)
a) Por que, segundo Piaget e Kohlberg, o desenvolvimento do pensamento lógico e da moralidade não diz respeito apenas a uma evolução mecânica do psiquismo infantil?
b) Analisando as teorias de Piaget e Kohlberg, em que sentido podemos destacar o conceito de kairós na educação moral?
c) O conceito de kairós nos coloca diante da questão política que envolve a intenção de educar moralmente as crianças. Explique por