FILOSOFIA 1 COMPLETO
Nome da revista: A educação moderna
Filosofia, educação e alienação
A filosofia é uma grande parceira da educação, ela é indispensável para que possamos ter um ensino sistemático com uma consciência filosófica e não uma educação baseada apenas no senso comum, ou seja uma educação assistematizada.
Temos dois tipos de métodos de ensinar: A educação alicerçada em bases que desenvolvem o nosso raciocínio e a educação que alieniza para afastar o indivíduo dos problemas sociais e políticos. Pois é mais fácil os professores cumprirem todo o plano de ensino, apenas para dizer que cumpriu sem o interesse de conduzir o aluno a desenvolver o seu próprio raciocínio.
Ter amor a sabedoria é melhor do que simplesmente cumprir requisitos formais e ultrapassados. É importante o educador estimular o aluno a desenvolver o seu próprio interesse pelo saber, fazer entender o que o professor está conduzindo e poder seguir seus próprios passos em busca do conhecimento tornando assim uma mente independente, capaz de formular suas próprias opiniões e conclusões. Mas quando isso não acontece nas escolas, temos alunos que passam de ano sem saber interpretar um texto ou de realizar um simples cálculo, por que essas atividades obviamente requer um trabalho mental e quem não estar acostumado a trabalhar sua mente encontra uma grande dificuldade em desenvolver essas simples tarefas.
Desta maneira a educação tem dois caminhos para escolher seguir, o caminho da filosofia que é fazer o aluno desempenhar o seu conhecimento e aplicar em sua vida cotidiana o seu raciocínio sobre as questões da vida como a política e a sociedade entre diversos assuntos que nos rodeia, para que os alunos não sejam alienados e desenformados, totalmente mergulhados no senso comum. Já o outro caminho é escolher contaminar a cultura, impedindo aquele ser se emancipe e não seja dependente de ideias já formadas. Agindo como um robô á cumprir os requisitos estabelecidos pelos professores que também seguem