FILOSOFIA 01 2015 F
*copia reprográfica do capítulo 4 do livro que foi adquirido pelos colegas de classe.
2. Trabalho 2.1. Filosofia 01/2015-F
3. Trechos e considerações
Introdução
Foi na Grécia antiga que deu-se os primeiros passo para o pensamento filosófico, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do direito e da justiça.
Os maiores pensadores foram: Sócrates, Platão e Aristóteles.
O surgimento da filosofia era muito ligada às questões sociais, econômicas, politicas e culturais da época.
Inicialmente, a visão sobre o justo, o direito e as leis, era basicamente norteada pela religião.
Os primeiros a transcender tal pensamento em busca de novos entendimentos e padrões, foram: Tales de Mileto, Anaximandro, Heráclito, e Parmênides(Pré-Socráticos).
A cosmologia, estudo das origens das coisas do mundo e do próprio mundo, muito ligado à natureza(physis),foi o novo foco utilizado na busca e novos entendimentos.
Pesquisas como: relação dos homens com os deuses, funcionamento do mundo, ciclo da vida e a própria filosofia, foram realizadas.
Tais buscas, pesquisas, estudos, visavam o encontro com o logos com o palpável.
“O logos, como base da explicação racional, já se revela no pensamento cosmológico. Enquanto discuso, logos é tomado como narrativa que alcança a realidade das coisas. Enquanto pensamento, logos é a própria razão como verdadeiro. Trata-se de um discurso sobre coisas que se podem provar, que têm continuidade, e, portanto, não fruto do acaso, mas de uma regra, de um princípio, que guardam uma constância, e poderão ser objeto de uma investigação lógica. Essa ocupação com o logos do mundo já é a própria filosofia nascente (p.29).”
“Nesta primeira etapa de seu pensamento reflexivo, os gregos conceberam natureza e lei, fusis e nomos em uma unidade essencial.[...]