filosofando sobre educação
A pedagoga XXXX acredita que de 0 a 10 o Brasil é nota três em relação à educação.
Educação engloba o processo de ensinar e aprender. A educação brasileira atravessa uma crise, são várias as causas que provocam essa crise, muitos acreditam que a baixa qualidade do ensino está ligada á deficiência do professor.
Com isso fomos conversar com a educadora Leila Souza que é formada em pedagogia e exerce a profissão de educadora há 15 anos, para saber o que ela acha da educação no nosso país e o que acha da sua profissão, entre outros assuntos relacionados à educação, que você vai conferi a seguir.
Você é feliz com a sua profissão? Por quê?
Sim, porque esse trabalho com o individuo, o ser humano é gratificante ver o outro aprender a partir daquilo que você fornece pra ele.
Pensa ou já pensou em muda de profissão?
Antigamente não, mas hoje, ultimamente ando pensando.
A baixa remuneração não te desanima?
Desanimar, às vezes, mas como a gente não tem muito pra pensar, então cai no esquecimento.
O estresse provocado pelos alunos que não se interessam por nada não te faz querer mudar de profissão?
Não, não pelo desinteresse dos alunos, mas pelo próprio sistema educacional que não interesse pelos alunos.
O que poderia ser feito para mudar a educação no Brasil?
Uma coisa que deveria ser feita de verdade era a reestruturação físicas das escolas, porque isso atrapalha muito os alunos moram na periferia chegam aqui e não tem o mínimo de conforto, é complicada a aprendizagem, a questão da qualificação do profissional isso não é nem discutível, porque nos professores, apesar de muitos não acreditarem, mas nos por nossa conta nos qualificamos, nos estudamos, nos trabalhamos em prol, mas o grande ponto é, realmente a questão das escolas, reestruturação, de motivação, aperfeiçoamento, pessoas competentes para dirigirem as escolas, secretarias, a nação, é toda uma mudança.
Você é a favor do estabelecimento de cotas para os menos favorecidos?