Filosofando - pagina 53
Ação instintiva é a ação puramente baseada em instintos, como nos animais. Um homem ficar perseguindo uma mulher igual um cão perseguindo uma fêmea, sem nenhuma noção de moral e de propriedade, é uma ação instintiva.
Ação inteligente é a ação baseada no freio dos instintos, através do senso de realidade e de propriedade, onde trocamos a base instintiva pela base lógica, baseada em códigos falados e escritos (leis). Encontrar um motivo para conhecer uma pessoa, para aos poucos ir pegando intimidade e os contatos afetivos irem se desenrolando aos poucos, com discrição e longe das vistas dos outros, é uma ação inteligente.
02. Em que sentido a diversidade cultural é um fato ?
no sentido que não pertencemos a um todo cultural. Regiões, países são de cultura adversa a nossa. P. ex: sua religião, sua língua, sua roupa, seu modo de ser e agir.
03. Como é possivel, em uma dada cultura, conciliar tradição e ruptura? Explique e de exemplos
Somos seres sociais, já nascemos com valores, regras de conduta e tudo que compõe nossa "herança social". Porém, como pessoas, temos uma individualidade; o que nos diferencia dos demais. Desenvolvemos gotos e personalidades a partir do que já conhecemos e aprendemos de nossa cultura.
Um exemplo de ruptura seria a do casamento, que antes era determinado previamente pelos pais, hoje é escolhido pela pessoa.
04. Informe-se sobre a historia de Tarzan, obra de Edgar Rice Burrough. Com base nos relatos sobre as meninas lobo e de Hellen Keller, explique por que essa historia é Iverossimil.
Tarzan é um homem criado por animais, assim como as meninas lobo nao tinha contato com outras pessoas, vivia isolado e cercado do mundo selvagem.POr isso, ao encontrar Jane, uma mulher de um meio cultural completamente diferente e desconhecida, sua reação seria de completo estranhamento e de demorada adaptação.