Filosocia

8183 palavras 33 páginas
Introdução

Ética é a disciplina que trata do que é bom ou mau, do que é certo ou errado, do dever e do compromisso moral. Um grupo de princípios morais ou uma série de valores. É a exteriorização da conduta, é aquilo que fazemos porque acreditamos ser correto. Não porque os outros disseram, mas porque nossa interioridade nos dá essa certeza.
Ao estudar ética, estamos concretamente interessados em compreender o núcleo da conduta humana. Não podemos confundir o objeto da ética a conduta do ser humano com os costumes de determinado povo. A Ética, não é um fenômeno cultural, mas é antes e essencialmente algo pessoal, profundamente enraizado no ser humano.
No caso específico do profissional de segurança do trabalho, a base de seu comportamento ético é o respeito à dignidade humana, voltada a preservação e conservação da vida humana. Ainda no caso específico do profissional de Segurança do trabalho, estará agindo de forma eticamente correta: Quando estiver empenhado na obtenção do bem estar dos trabalhadores, seja individual ou coletivamente. Quando estiver aprimorando seus conhecimentos e práticas que resultem em bem estar. Quando estiver protegendo e zelando pelo meio ambiente. Quando tiver conhecimento técnico compatível ao tipo e natureza de riscos da empresa onde atua tecnicamente capacitado. O profissional de Segurança do trabalho é um prevencionista.

História da Ética

É a partir o século V a.C. que aparecem na Grécia, particularmente em Atenas, os primeiros problemas éticos. Com a vitória da democracia escravista e o surgimento de instituições eletivas, começam a surgir os impasses relacionados à vida pública na polis (cidade). É nesse sentido que a Ética relaciona-se primordialmente com a Política, isto é, com o comportamento humano na vida em sociedade. Assim se entende melhor os pensamentos de Sócrates, Platão e seu discípulo Aristóteles, relacionados com a cidade-estado, uma comunidade democrática limitada por um espaço

Relacionados

  • Bacharel
    72512 palavras | 291 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas