filo
Todo conhecimento provém da experiência. O intuitivo é aquele em que a mente percebe o acordo ou desacordo entre duas idéias imediatamente. As características deste tipo de conhecimento são: pode ser imediato, individual, um dos fatores é o instinto, percepção de cada um de acordo com sua sabedoria.
2) O que é conhecimento discursivo? Dê exemplos diferentes dos já citados.
É você ter o conhecimento, técnico, geral, social, ambiental, etc, sobre um determinado assunto. Chamamos conhecimento discursivo o conhecimento mediato, isto é, aquele que se da por meio de conceitos. Esse tipo de pensamento opera por etapas, por encadeamento de idéias, juízos e raciocínios que levam a determinada conclusão.
3) Leia a citação de George Kneller e explique o que se ganha e o que se perde com a abstração.
Viver é algo imprevisível. Se existe um fato ou uma verdade essa é a questão mais próxima que podemos chegar a isso. Nunca sabemos o que irá acontecer no momento seguinte até que ele chegue. Podemos fazer previsões, mas nunca saberemos se elas irão se realizar. Podemos planejar uma viajem, mas não sabemos como estará a situação no dia seguinte, pode acabar a gasolina do carro, pode chover… enfim, uma infinidade de possibilidades. Mas digamos que tudo esteja certo para que a viajem vá acontecer, você pode simplesmente mudar de ideia, e seus planos passarão para não ir mais.
Trabalho de Filosofia
Capítulo 9
Página 117
1- Que relação o autor estabelece entre conversação e democracia?
R: Conversação é algo que lhe dá razões para debater, mas sempre questionando a verdade. Já a democracia se baseia na igualdade, de que por podermos “raciocinar”, somos capazes de falar a verdade e argumentar sobre ela.
2- O que significa dizer que a razão funciona dentro de nós e entre nós?
R: Dentro de nós significa ser convencido pela razão, e entre nós que devemos acreditar nas argumentações