FILO
A ética Kantiana
1- Caracterize a ética kantiana
A ética de kant é uma ética deontológica. Quer isto dizer que o valor moral das acções depende da intenção com que praticamos determinada acção. Segundo kant as acções que praticamos devem ser realizadas sempre de acordo com o dever e não a pensar nos benefícios ou malefícios que elas nos podem vir a trazer, “devemos cumprir o dever pelo dever”. Assim, kant divide as acções em 3 categorias diferentes: as acções por dever, contra o dever e conforme o dever.
No entanto esta ética não resolve: os dilemas, isto é, não resolvem o conflito entre dois deveres (exemplo da mulher ariana que ajuda a sua amiga judia a esconder-se dos nazis em sua casa); ignora as consequências das acções ou seja, o agente até pode ter uma boa intenção no entanto pode originar consequências negativas, e ignora o papel das emoções (exemplo para as 2 ultimas caso do marido que rouba o remédio para salvar a esposa).
2- Distinguir as acções por dever, contra o dever e conforme o dever
As acções realizadas por dever são aquelas que são realizadas por puro e simples respeito ao dever.
As acções contra o dever são aquelas que desrespeitam absolutamente o dever, ou seja, o que é moralmente devido fazer.
As acções conforme o dever são aquelas que não são imorais mas também não respeitam totalmente o dever porque o cumprem por interesse ou qualquer outro motivo.
(exemplo da nota)
3- Caracterize o conceito de boa vontade
A boa vontade é agir pelo nosso querer quer, isto dizer segundo a nossa intenção, e não com o propósito de alcançarmos algo pela sua utilidade. Assim devemos realizar as nossas acções por puro dever e não a pensar no que podemos ganhar/obter com elas cingindo-se só ao dever.
Por exemplo, devemos ajudar um nosso semelhante porque é o nosso dever e não por sermos melhor vistos pela sociedade que nos rodeia nem por termos pena do seu sofrimento.
4- Explique a concepção do homem como um