Filo
A IMPORTÂNCIA DAS LEIS PARA A SOCIEDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Ensino Religioso à professora
Mariana
Curitiba
2013
Desde o princípio do mundo já vivemos num lugar cercado por leis e deveres. Não da mesma forma como as leis de hoje, mas tendo o mesmo objetivo, ter um bom convívio entre o cidadão e o governante. Segundo a Infopédia (Enciclopédias e Dicionários Porto Editora) lei é prescrição do poder legislativo cujo cumprimento visa a organização da sociedade; qualquer norma de conduta, geralmente jurídica; preceito emanado de autoridade soberana.
Podemos citar milhares de exemplos, desde as leis de proteção da mulher, crianças e adolescentes e até mesmo criação de leis contra a discriminação genética, o qual Serbin, ex professor da Universidade da Califórnia em San Diego e portador da doença de Huntington, que a sociedade necessita de leis para auxiliar pessoas como ele, para que possam ter um preparo para não sofrerem tanto com a mesma, segundo a reportagem da Folha de São Paulo.
As leis não são só para a proteção dos cidadãos, mas também para ter uma sociedade organizada. Elas precisam ser cumpridas, para que a sociedade viva em união e harmonia. Você já pensou se não existissem leis? As pessoas viveriam do jeito que quisessem, sem respeitar o próximo, sem haver direitos. Um exemplo bom seria a lei no Canadá que obriga os motoristas a dirigir à direita da estrada. Imagine se as pessoas pudessem escolher em que lado da estrada dirigiriam, esta atividade seria desordenada e perigosa. Mesmo que as leis sejam uma obrigação de cada indivíduo seguir, a maioria nem sempre cumprem.
Embora seja obrigação de cada um obedecer as leis, vemos muitas pessoas prejudicando outras por essa desobediência, muitas vezes causando falecimento de pessoas. Como a Lei 3623/01 que visa a saúde do trabalhador, as vezes o trabalhador está equipado e em um local adequado mas não havendo