ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
LUCIA HELENA DA SILVA RODRIGUES
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Nilópolis
2012
LUCIA HELENA DA SILVA RODRIGUES
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Trabalho de serviço social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR , como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social l.
Orientador: prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
Nilópolis 2012
INTRODUÇÃO
As famílias decidem priorizar, manter ou cortar de seu orçamento dá muitos indícios sobre que tipo de sociedade existe e está se formando no País no médio e longo prazo. O crescimento que a banda larga vem registrando no Brasil é uma questão em que cabe essa discussão.
Ainda de acordo com o instituto, cerca de 40% dos indivíduos da classe C já possuem acesso à Internet.
No Brasil, atualmente, existem noventa e nove programas, de inclusão digital, cadastrados na base do Observatório Nacional de Inclusão Digital, onde estão mapeados aproximadamente 5.700 telecentros. Desses programas, 74 são realizados na Gestão Pública, enquanto 25 estão na Sociedade Civil. A sua abrangência perpassa todas as esferas, sendo que 36 estão na Municipal, 10 na Regional, 24 na Estadual e 29 na Nacional.
DESENVOLVIMENTO
Em 1995, quando o mundo da Internet ainda estava quase restrito à produção de conhecimento acadêmico e a áreas militares estratégicas, e o computador era uma ferramenta para poucos, nascia o Comitê para Democratização da Informática (CDI). Esse evento deu-se em meio a um intenso movimento pela democratização do país e à criação dos comitês contra a miséria e pela vida, ligados ao