Campos Conceituais
Silvana Viana Garcia2
Mariane Minhos3
Pergunta norteadora do trabalho.
O autor da teoria dos registros de representações semióticas preocupa-se principalmente com a transição de representações semióticas para outras representações semióticas. Ele não se preocupa necessariamente com a natureza das situações de aprendizagem (problemas fechados ou situação problema).
Porem Gérard Vergnaud preocupa-se com a natureza das situações de aprendizagem a serem propostas aos alunos.
Ele preocupa-se com as significações dessas situações em contextos escolares.
Assim sendo, Vergnaud organizou a teoria dos campos conceituais.
1-Quais os conceitos fundamentais da teoria? Descreva-os.
2-De que maneira essa teoria pode ser utilizada como ferramenta na organização do planejamento do ensino de conceitos matemáticos? Exemplo.
*Respostas:
Segundo Vergnaud ele define os conceitos como tripleto em três conjuntos, sendo: S=é um conjunto de situações que dão sentido ao conceito; I= é um conjunto de invariantes (objetos, propriedades e relações) sobre os quais repousa a operacionalidade do conceito, ou o conjunto de invariantes operatórios associados ao conceito, ou o conjunto de invariantes que podem ser reconhecidos e usados pelos sujeitos para analisar e dominar as situações do primeiro conjunto;
R= é um conjunto de representações simbólicas (linguagem natural, gráficos e diagramas, sentenças formais) que podem ser usadas para indicar e representar esses invariantes e, conseqüentemente, representar as situações e os procedimentos para lidar com elas.
O primeiro conjunto de situações é o referente do conceito, o segundo de invariantes operatórios é o significado do conceito, enquanto o terceiro de representações simbólicas é o significante.
Uma definição pragmática poderia considerar um conceito como um conjunto de invariantes utilizáveis na ação, mas esta definição implica também um conjunto de situações que constituem o