Filo
Manter o passo firme, o pensamento focado, a mente aberta a novas formas de entender o mundo, o olhar no passado, tentando compreender o presente e projetar o futuro. É com esta visão que agora inicio a redigir o meu “segundo passo”, rumo a conclusão de uma licenciatura em Letras, pela faculdade Caverna. Já conheço o colégio no qual irei observar as aulas, já mantive contato com a maioria dos professores, resta entregar-me ao estudo da literatura, poder perceber seus ensinamentos, às vezes sutis, junto com as aulas de Língua Portuguesa, como geralmente acontece nas séries do ensino fundamental. Outras vezes como uma aventura na história com seus períodos e suas mais belas expressões gravadas em livros imortais que ficarão para sempre registrados em minha memória como marcas inesquecíveis de belos momentos. Porem tentarei, não perder a minha capacidade critica/criativa de pensar, e sobre os conhecimentos existentes, reformular novas idéias, surgidas da reflexão e da constatação de que o único motivo de estarmos aqui é fazer as coisas que nos deixam felizes. Serei fiel aos fatos, deixarei aqui minhas mais sinceras impressões e continuarei a caminhar na escada que me levará a conclusão de um antigo objetivo, que é tornar-me um bom professor.
(corpo to trabalho, o assunto é solicitado pela facul)
LIVRO PINÓQUIO ÀS AVESSAS, CRÍTICAS SOBRE A MANEIRA DE ENSINAR.
O que você quer ser quando crescer? Quem já não ouviu (ou leu) esta pergunta antes? Poderíamos dar várias respostas, com certeza cada uma com sua razão, cada uma com seu sentido idiossincrático, mas no fundo de cada resposta diferente, estaria subentendido a mesma verdade: Quando eu crescer, quero ser feliz.
No livro, Pinóquio às avessas, O filósofo Rubem Alves, de forma contundente critica a falta de sensibilidade do sistema educacional ao negar aos estudantes o direito a realizarem seus sonhos ao crescerem, ou seja, do ponto de vista do autor a escola, da forma que é