Prost, antoine. ”como o historia faz o historiador?”. revista do programa de pós-graduação em história da universidade federal do rio grande do sul, v8,n14 dez,2000 07 a 21p.
1020 palavras
5 páginas
Universidade Federal do Estado do Rio De JaneiroCentro de Ciências Humanas e Sociais – CCH
Licenciatura em História - EAD
Unirio/Cederj
Disciplina: Teoria da História
Curso: História |
Prost, Antoine. ”Como o historia faz o historiador?”. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v8,n14 Dez,2000 07 a 21p.
Resumo
Exemplar da ultima aula dada aos alunos de Sorbonne, o texto do professor Antoine Prost, longe de ser um testemunho de um professor em fim de carreira, é uma conclusão e extensão da obra . Prost propõe uma análise dos impactos do oficio do historiador na vida profissional e cultural dos que se ocupam de tal tarefa, ou seja, da influência de seu oficio à sua personalidade.
Citações
1-A História consentimento ao tempo
“A primeira lição da historia, aquelas que os historiadores aprendem mesmo sem se dar conta, é a que as coisas têm um começo, meio e fim. (pág. 8)
“O historiador se move como que naturalmente em uma temporalidade que ele recorta em períodos que ele reconstitui ao seu gosto (...).” (pág.8)
“O historiador sabe que existem momentos oportunos e outros que o são menos, que de nada serve ter certeza demasiadamente cedo e uma vez o momento passado, as ocasiões perdidas não se apresentam mais.” (pág. 8)
“Inscrevendo o presente na continuidade do passado, ela clama a pesquisar simultaneamente neste presente a premissas de um futuro cuja trajetória deve ser identificável (...)” (pág.9)
“A passagem de uma temporalidade continua para uma descontinua é ela mesma um fenômeno histórico(...).”