Filo Nematoda
(Nemata): vermes em forma de fio
Características gerais:
Corpo cilíndrico, com extremidades afiladas e não segmentado.
Simetria bilateral.
Pseudoceloma
Sistema digestório completo (boca e ânus).
Muitas espécies são de vida livre e vivem em ambientes aquáticos e terrestre. Outras são parasitas de plantas e de animais, inclusive o ser humano.
Os nematódeos parasitas apresentam corpo revestido por camada resistente.
O alimento é ingerido pela boca. A digestão começa no intestino e completa-se dentro das células ( extra e intracelular )
Os restos não digeridos são eliminados pelo ânus (sistema digestório completo).
Geralmente apresentam sexos separados (machos e fêmeas), sendo a fêmea maior que o macho; a reprodução é sexuada.
Características gerais:
SISTEMA RESPIRATÓRIO : DIFUSÃO PELA EPIDERME
SISTEMA CARDIOVASCULAR : AUSENTE
SISTEMA EXCRETOR : TUBOS EM ¨H¨ ( duas células paralelas ou renetes, que se unem na região anterior adquirindo a forma da letra H )
SISTEMA NEVOSO : FORMADO POR UM ANEL NERVOSO AO REDOR DO ESÔFAGO E DA FARINGE ( ANEL PERIESOFÁGICO OU PERIFARINGEANO ) DE ONDE PARTEM CORDÕES NERVOSOS
SISTEMA EM “H”
Reprodução:
» São animais dióicos; » Em sua grande maioria, possuem sexos separados; » Apresentam dimorfismo sexual: » A fecundação é cruzada e o desenvolvimento é indireto
Iportancias:
Os nemátodas tem uma grande importância ecológica para a biota do solo. Muitos deles são fitófagos, logo servem de alimento para diversos outros seres e outros nematodas. Muitos consomem bactérias, fungos, algas, são seres fundamentais na cadeia trófica e na ciclagem de carbono do solo. O equilíbrio dinâmico e sensível do solo te nos nemátodos um de seus mais belos capítulos.