Filo nemata
O Filo Nematoda (ou Nemata) adquire grande importância por ser considerado o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, incluem muitas formas parasitas de plantas e animais, que causam danos à agricultura e pecuária e alguns são patogênicos inclusive do homem.
Abrange os nematóides não segmentados, de corpo cilíndrico, alongado, cobertos por uma cutícula protéica e estruturas bucais com arranjo trirradial. Parede do Corpo, sustentação e locomoção
O corpo do nematóide é coberto por uma cutícula bem desenvolvida e com complexo padrão de camadas, secretadas pela epiderme. (A cutícula é em parte responsável por permitir a invasão dos nematódeos em ambientes hostis como solos terrestres secos e trato digestivo dos hospedeiros). A textura da cutícula é extremamente variável entre os nematódeos podendo ser relativamente lisa ou coberta de setas sensoriais e protuberância como verrugas, Á cutícula em muitos nematóides é anelada ou marcada com sulcos e vincos longitudinais (estrias). Conforme o nematódeo cresce, ele desprende sua cutícula e desenvolve uma nova através de uma série de quatro mudas durante seu ciclo de vida.
Internamente localiza-se a epiderme, uma camada relativa de músculos longitudinais e estriados obliquamente arranjados em quatro quadrantes. Os músculos são conectados aos cordões nervosos, dorsal e ventral, por extensões únicas chamadas processos mioplasmáticos (não há camada muscular circular nos nematódeos).
O padrão típico de locomoção dos nematóides envolve contração dos músculos longitudinais, produzindo um movimento ondulatório em forma de chicote.
Alimentação e digestão
Os nematóides evoluíram uma variedade de estratégias de alimentação como características anatômicas na área da boca, abas labiais, espinhos, dentes, mandíbula e outras estruturas arranjadas em padrões radialmente simétricos. Muitas espécies de vida livre são carnívoras e outras fitófagas (que se alimentam de vegetais).