Filo Cnidário
Classe Scyphozoa A classe Scyphozoa é mais popularizada por medusas. A estrutura presente é forma polipoide, realizada apenas a um estágio séssil e pequeno. São conhecidas e registradas cerca de 200 espécies descritas, que vivem em oceanos frios e tropicais. Seu habitat em geral são águas costeiras, podendo se instalar em praias de banho. O perigo que elas oferecem é devido aos seus nematocistos.
Classe Cubozoa O diâmetro das medusas que pertencem a essa classe varia muito, podendo variar entre 2 a 40 cm. Suas colorações sempre são incríveis, suas gônadas e estruturas internas são todas possíveis de visualizar pela fina camada transparente que as recobre. Conhece-se cerca de 15 espécies descritas desta classe, sendo estas tropicais ou semitropicais.
Classe Hydrosoa Esta classe possui em torno de 2700 espécies, pela sua semelhança com plantas são pouco observados, se confundindo com algas ou conchas geralmente presentes em baías, recifes e outros locais. Essa classe porém não se restringem a vida marinha, a pequena parcela de cnidários de água doce pertence a ela, incluindo as hidras e pequenas águas vivas de água doce. Os hidrozoários possuem dois tipos de estrutura: polipoide ou medusoide. Certas espécies podem passar pelas duas formações durante a seu desenvolvimento. Os membros dessa classe possuem três características em comum: sua gastroderme não possui cnidócitos, possuem as gônadas epidérmicas, a mesogléia de suas estruturas não possui células. Seus ovos são liberados no meio externo.
Classe Antozhoa Esta classe envolve os cnidários polipoides, variando entre solitários e coloniais, nesse caso não apresentam estágio medusoide. A classe Antozhoa possui a maior variedade de espécies, contendo mais de 6.000 espécies. Mesmo sendo polipoides se diferem dos pólipos hidrozoários. Sua boca leva ao interior de uma faringe que se estende por mais da metade dentro da cavidade gastrovascular.