Filo dos cnidários
Marinho, ou de água doce. Geralmente vivem em colônias fixas ou móveis.
ESTRUTURA
Os cnidários são diblásticos, possuem dois folhetos embrionários, o ectoderme formando a epiderme que é o revestimento externo, e a endoderme formando a gastroderme que é o revestimento da cavidade gastrovascular.
Entre a epiderme e a gastroderme existe uma camada gelatinosa denominada mesogleia.
Os cnidários podem ser encontrados em duas formas:
PÓLIPOS: são estruturas fixas em substrato e com sua boca voltada para cima.
MEDUSAS: possuem capacidade de natação e sua boca voltada para baixo.
CÉLULA CNIDOÓCITO
Os cnidócitos são células características dos cnidários.
Estes são encontrados dentro de cápsulas, chamada nematocisto, e dentro há um filamento enrolado, um opérculo associado a um esporão mantendo o filamento dentro do nematocisto, este esporão ao ser estimulado libera o filamento junto a uma substância urticante, que pode causar queimaduras dolorosas, a paralisação da vitima ou até a morte. Estes cnidócitos são um meio de defesa e captura de alimentos para esses seres, portanto essenciais para sua sobrevivência.
SISTEMA NERVOSO
Suas células nervosas estão em contato direto com os prolongamentos das células sensitivas e com as fibras contráteis das células epitélio-musculares. Deste modo, há a formação de um mecanismo sensitivo-neuromotor, sendo que as células sensitivas recebem estímulos, as células nervosas levam os impulsos e as fibras contráteis respondem com a contração e os movimentos do corpo.
Possuem manchas ocelares que captam a luz, e estatocistos que percebem a posição do corpo.
Os cnidários por ter o sistema nervoso distribuído dessa maneira possuem simetria radial, isto é, pode-se dividir seu corpo em várias partes que todas as partes serão iguais.
REPRODUÇÃO
Os cnidários possuem dois tipos de reprodução: Sexuada ou Assexuada
Em certas espécies ao longo de suas vidas as gerações se alternam em forma de pólipo e medusa, que é chamado de