Filmes
-Leitura do 1ª parágrafo da página 168
-Psicologia teórica: O interesse dos psicólogos que se dedicam á psicologia teórica baseia-se na indagação de conhecimentos e na formulação de conceitos e teorias que expliquem o que se passa com o ser humano e com o seu comportamento.
Interessam-se em descobrir como é que as pessoas conhecem o mundo como adquirem, conservam, recordam e esquecem informações e, como reagem a situações de pânico e gerem conflitos.
A investigação em psicologia visa essencialmente estudar os seus fenómenos, e não as aplicações.
-Psicologia aplicada: Nesta área trabalham psicólogos que, a partir das conclusões obtidas pela investigação, procuram aplica-las em diferentes contextos, desde a escola às prisões e aos tribunais, passando pelo desporto e pelo mundo do trabalho.
Podemos encontrar psicólogos a exercer a sua profissão em consultórios privados, centros de saúde, clínicas, hospitais, empresas, clubes desportivos, estabelecimentos de ensino, quarteís, centros de atendimentos a toxicodependentes, centros de formação, onde procuram, com diversas estratégias, solucionar prolemas psicoemocionais das pessoas
Procuram elaborar planos para e desenvolver acções no sentido preventivo e de promoção do desenvolvimento.
A maior parte dos psicólogos dedicam-se a realizar tarefas de intervenção, essencialmente voltadas para a resolução de problemas práticos. Esta intervenção faz se em vários níveis, como em individual, familiar, profissional ou comunitário, e em diversas áreas.
Áreas da psicologia aplicada
Psicologia educacional
A psicologia educacional intervém quer a nível da família e da escola, quer em instituições, com o objectivo de melhorar os processos de ensino/aprendizagem e, dar um contributo eficaz para o desenvolvimento global do aluno e das pessoas em geral. Um dos aspectos mais significativos é o estudo de situações complexas que surgem na educação de crianças e jovens, nomeadamente dificuldades na aprendizagem,