filmes antigos
Aldeia da roupa branca
Um olhar inteligente e irónico, sobre a realidade sociocultural de um país de brandos costumes
A vida, o quotidiano, os costumes pitorescos, as zangas, as rivalidades e as paixões da pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa, que se encarregava da lavagem da roupa no rio. Duas famílias, o tio Jacinto e a sua turbulenta afilhada Gracinda, e a viúva Quitéria e o seu filho Luís, mantêm entre si uma viva e feroz concorrência no negócio da roupa branca, que os leva a alguns extremos. Tudo se irá, porém, resolver da melhor forma com o aparecimento de uma camioneta comprada em Lisboa, o que vai inaugurar uma nova era no trabalho da lavagem de roupa dos "alfachinhas"
"A Aldeia da Roupa ...Branca" de Chianca de Garcia é um notável exemplo do cinema português na sua era dourada, que se estendeu dos anos trinta aos anos cinquenta, sobretudo ao nível da comédia de costumes, em que se integra esta divertida e mordaz história de duas famílias saloias que se envolvem numa constante rivalidade, sempre à beira do conflito, para conseguirem as melhores encomendas de roupa para lavar.
Pai tirano
Um fabuloso jogo de duplos sentidos e excelentes diálogos numa comédia inesquecível. (1941) é um filme português de António Lopes Ribeiro.
Chico Mega, um caixeiro do Armazém, descobre que a sua amada, Tatão, empregada na perfumaria da Moda, está a voltar a sua atenção para outro homem, Artur de Castro.
Quando Chico tenta ganhar de novo o amor de Tatão, uma série de equívocos entre a sua personagem e a vida real leva a um fabuloso jogo de duplos sentidos e primorosos diálogos numa comédia inesquecível.
Realizada em 1941 por António Lopes Ribeiro, que também escreveu o argumento ...e os diálogos, "O Pai Tirano", é uma das mais célebres comédias populistas do cinema português.
Capitães de Abril
Um retrato da Revolução dos Cravos, que mudou a história portuguesa na década de 70. Maria de Medeiros faz um