Filme
Contexto Social: A maior parte do filme passa na África, no período doas anos 200 e aborda a busca dos africanos soropositivos (que possuem o vírus da AIDS) em busca da cura, e é neste momento que as empresas farmacêuticas ganham espaço, pois oferecem o tratamento contra o HIV, mas em contrapartida, aproveitam para testar medicamentos para o tratamento da tuberculose, medicamentos estes que podem levar a morte pois ainda estão em fase de teste e não poderiam ser aplicados em seres humanos. Os africanos que não aceitavam ser cobaias eram excluídos dos tratamentos contra o HIV.
Relação: Saberes x Poderes:
É perceptível no filme que aqueles que são dotados de poder e conhecimento estão no topo da sociedade, podendo fazer tudo que lhes agrada. A relação entre os farmacêuticos e africanos comprova esta afirmativa. Além disso não há uma preocupação com o outro, mas somente com os lucros que podem ser obtidos.
Indústrias Farmacêuticas x Códigos de ética:
As indústrias farmacêuticas já pecam em seu trabalho desde o princípio, agindo de maneira antiética informando aos africanos acerca de testes para determinada doença, e piorando a situação quebra completamente os códigos de ética ao tratar um paciente com um medicamento novo que ainda não foi testado.
Direitos humanos e sua relação com a pesquisa em situação de desigualdade social, moral, educacional e de acesso a serviço de saúde.
É sabido que, todos os seres humanos tem direito à moradia, saúde, educação, e por isso no filme fica claro a desrespeito dos chamados “Direitos Humanos”, pois as pessoas mais pobres (africanos) não tem seus direitos assegurados, são explorados e usados como cobaia podendo ir a morte. É importante que os Direitos Humanos sejam respeitados para que esta realidade apresentada no filme seja extinta.
Filme: Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento
Neste trabalho objetiva- se fazer uma relação entre o filme Erin Brockovich com a questão da responsabilidade ambiental que é