Relatorio sistema aducao unifor
Engenharia civil
Relatório
Medição de Vazão em Condutos Forçados
Fortaleza, dia 03 de Setembro de 2015
Objetivo da Prática
Medir a vazão em tubulações utilizando Diafragma e Venturi.
Descrição No dia 08 de Agosto de 2015 às 8 horas da manhã, os alunos da turma 15 de hidráulica foram conhecer o sistema de recalque que abastece o campus acompanhados da professora e engenheira civil Andrea Viana e o senhor Herácto. O manancial é um reservatório de água bruta que é usado durante o ano inteiro nos aparelhos sanitários e para regar jardins. Porém durante o inverno, estiagem no nordeste, é necessário fazer o uso da água fornecida pela ‘‘Cagece’’ visto que o manancial por se só não consegue suprir a demanda de água, o que é muito ruim para o meio ambiente pois a água da Cagece é uma água muito potável que passou por um tratamento caro que não deveria ser utilizada em primeira via como sendo uma água cinza.
Ao chegar no local foi visto que existiam duas estacoes elevatórias, ou seja, duas fontes de captação cada uma usando uma bomba diferente e uma terceira bomba estava localizada na caixa de bombas pois de acordo com a professora Andrea Viana os engenheiros devem planejar cada erro possível então fez-se necessário a compra de uma bomba reserva.
Uma fonte usava um motor centrífuga com o ‘‘barrilete’’ de cobre que puxava água por uma entrada de 110mm e recalcava por uma saída de 75mm assim fazendo com que a pressão fosse aumentada. Esse motor centrífuga tem uma diferença de altura com o manancial de cerca de 5 metros e possui uma potência de 10cv ele bombeia água para o bloco P pois o sistema centrifuga tem uma capacidade maior de bombear água para distancias maiores.
A segunda fonte usava um motor do tipo macal com 15cv de potência que apesar de esse ter uma potência maior ele bombeia água para uma distância menor devido ao seu sistema macal. Ele bombeia a água para uma cisterna de 46 000 litros