Filme
Dados de Identificação
Curso: Bacharel em Direito
Disciplina: Tópicos Gerais I
Professor (a): Almir Silva
Turma: 1o Período
ANÁLISE DO FILME: 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
Geórgia Pedrosa
Teresina, 04 de novembro de 2011.
1. Ficha Técnica:
Título original: 12 Angry Men
Ano: 1957
Tempo: 96 min
País: EUA
Formato de Tela: Letterbox
Região: 4
Legenda: Espanhol, Inglês, Português.
Áudio: Inglês (mono)
Produtora: United Artists
12 Angry Men. EUA, 1957. Suspense. 96 minutos. Direção: Sidney Lumet. Com Henry Fonda, Lee J. Cobb, Ed Begley.
2. Sinopse:
A História gira em torno de um julgamento, no qual um jovem porto-riquenho é acusado de matar o próprio pai, os 12 jurados se reúnem para decidir a sentença com a orientação de que o réu deve ser considerado inocente até que se prove o contrário, onde deles votam em razão da condenação. Henry Fonda faz o papel de Mr. Davis, o único que acredita na inocência do garoto, devido falhas de testemunhas, enquanto ele tenta convencer os outros a represarem a sentença, o filme revela traços de personalidade de cada um dos jurados, mostrando as convicções pessoais que os levaram a considerar o garoto culpado e fazendo com que examinem seus próprios preconceitos.
3. Indicações:
1. Situação – problema / hipóteses:
Nenhum júri deve condenar um homem se não houver certeza e provas concretas e bem apresentadas. Caso de homicídio, o garoto teria assassinado o pai por vingança, onde o mesmo sempre o maltratava.
2. Explicações teóricas presentes no filme:
Os jurados recebem o convite para compor o júri através de uma carta. O Tribunal do júri nos EUA é composto por 12 jurados, onde é necessária a unanimidade dos votos para chegar a uma sentença.