filme
A biometria é o método utilizado para identificar uma pessoa por alguma característica física, como impressão digital, íris, voz, entre outras. Pelo fato de cada pessoa possuir características únicas e intransferíveis, a biometria tornou-se um método muito eficaz e seguro, passando a ser utilizado no mundo inteiro.
A biometria é aplicada em dispositivos que possuem sensores que fazem a leitura, a verificação e a identificação destas características físicas. Essas informações são armazenadas como um registro único de cada indivíduo. A identificação biométrica por impressão digital é a mais conhecida e utilizada atualmente.
Características Biométricas
Estas características são freqüentemente classificadas em duas categorias principais:
1 – Biometria Fisiológica – características notáveis identificadas através dos 5 sentidos e processada por diferenças finitamente calculáveis: Visão (como uma pessoa aparenta incluindo detalhes como cabelo, cor do olho, dentes, peculiaridades faciais), Som (Tom da voz), Cheiro (como o odor de uma pessoa), Gosto (a composição da saliva de uma pessoa) e Toque (Impressão digital ou handprint).
2 – Biometria Comportamental – Baseada na maneira pela qual uma pessoa conduz a si mesma, como: estilo de escrever, ritmo de andar, velocidade em escrever, etc.
Para que qualquer uma destas características possa ser utilizada na identificação sustentada e para fins de encriptação, devem satisfazer os critérios de: confiabilidade, serem únicas, colecionáveis, convenientes, tenham longevidade, sejam universais e aceitável.
Atualmente a biometria é utilizada com o homem sob duas circunstâncias: voluntariamente para funções como: emprego, acesso a serviços especiais, informação ou proteção, e involuntariamente para identificação criminal e de controle das fronteiras. Como a tecnologia melhora a execução e os custos diminuem, torna-se mais e mais uma parte das nossas vidas - especialmente em áreas como: o E.U.A., Reino Unido, Europa,