Filme O Lenhador
“O LENHADOR”
O filme trata sobre a tentativa de um homem de se ‘curar’ da pedofilia, motivo pelo qual passou 12 anos preso e quando retorna ao convívio social, se depara com o desprezo da família e dos amigos.
Tentando retomar sua vida e de forma saudável, com residência e emprego fixo, mesmo assim, continua sendo monitorado pela policia para que não venha a praticar outros abusos contra crianças. Dentro dos requisitos do monitoramento estão suas idas semanais ao terapeuta, momento em que consegue relembrar de fatos e avaliá-los.
Por recomendação do terapeuta, começa a escrever um diário e nele pontua suas observações da chegada de crianças na escola em frente de sua casa, com isso percebe que a existência de um homem que diariamente observa e abordava crianças, fato que começou a levantar suspeitas do policial que o monitorava porque começou a ter denuncias de crianças abusadas na região. Numa cena, ao vê este abusador deixando uma criança na frente da escola, o agride deixando gravemente ferido.
Na sua luta diária pela ‘cura’ e poder se considerar uma pessoa ‘normal’, conhece uma mulher no seu trabalho, com quem começa um relacionamento e acaba sabendo que ela sofrera abuso sexual pelos irmãos quando criança.
Em uma recaída ele acaba seguindo uma criança de 11 anos, conquistando sua confiança e no momento em que a abusaria, a menina revela que é abusada pelo pai, fazendo-o desistir do abuso. Sendo este o momento metafórico do filme, ao associar o o personagem do ‘lenhador’ do conto de chapeuzinho vermelho que ao ser ‘engolida’ pelo lobo, o lenhador abre a barriga do algoz e traz a menina de volta.
Essas três situações: da namorada, da criança e do estuprador na frente da escola, o faz se sentir do outro lado da situação e sentir o drama e traumas das vitimas.
Fazendo uma análise de cunho psicológico o filme, mostra um lado humanizado de um pedófilo, que tenta provar pra si mesmo que não é um monstro que todos pensam. De fato,