FILME O GERMINAL
Retratou um momento critico na história da França, que dependia economicamente da mineração,mostrando o contexto social, econômico, político e cultural, antes da revolução industrial.
A historia passa basicamente dentro de uma mina de carvão.Essas minas eram movidas por muitos trabalhadores, suas famílias e ate mesmo as crianças, viviam e trabalhavam em condições sub humanas,não tendo nenhum direito,eram submetidos a péssimas condições de trabalho, sem qualquer tipo de proteção,jornadas longas de trabalho excessivas de até 18 horas por dia e uma baixíssima remuneração que mal dava para o sustento.
Esse grupo vivia em uma situação precária, como mostra o filme, nas cenas em que todos os familiares moravam no mesmo quarto, tomavam banho na mesma tina, ou seja, a moradia não atendia nem as necessidades básicas de sobrevivência.
Nessas condições as mulheres se viam obrigadas a se prostituir para complementar a renda ou levar alimentos para casa. A mulher retratada no filme é apenas como objeto de prazer e de fonte de renda.
Em meio a esses trabalhadores surge alguém com espírito contestador e revolucionário, que diante das desigualdades sociais, organiza junto aos outros trabalhadores,uma forma de reivindicar seus direitos, surgindo o movimento grevista.
Muitos ficaram uns contra os outros,com medo de não receberam seus pagamentos. Enquanto uns pensavam na melhoria de todos sacrificando sua vida e ate mesmo da própria família em prol de melhores condições de vida , outros pensavam apenas em seu próprio sustento.
O filme nos traz uma reflexão diante das relações de trabalho, a miséria a que eram expostos, a relação deles com as máquinas, a relação entre capitalistas e operários, o surgimento de greves e do sindicalismo. São questões