Filme A ONDA
2 ) Como você se sente nessa sociedade? .Eu me sinto um “observador” e ex-vítima da publicidade. Ja fui tão vítima quanto essas crianças do documentário “Criança a alma do negócio” , diferenças,como por exemplo, a tecnologia era bem menor naquela época, mas as propagandas sempre foram atrativas, lembro do meu desejo de comprar uma sandália do “Senninha” ( que seria a miniatura do piloto Ayrton Senna), achando que eu iria correr muito rápido .
Também observei é que quando eu era criança havia uma diferença enorme : as crianças queriam coisas de crianças e ,hoje em dia, as crianças desejam,também, coisas de adultos , como por exemplo , celulares com milhares de aplicativos e roupas que definam o corpo.
Não vou dizer que o desejo do consumo está extinto em mim , mas ele é controlado , meus pais sempre souberam dizer NÃO, para coisas “inúteis”.
Assistindo o documentário,eu enxerguei nessas crianças os meus primos e outras pequenas crianças que conheço. Porém senti um enorme desconforto no documentário,principalmente em cenas que as crianças falavam que preferiam comprar do que brincar ; e quando uma criança disse “não sou chegado em brinquedos” .
Esse consumo exagerado e que faz as crianças pularem etapas da vida me deixa