Filme "A Onda"
Grupo social é um conjunto de pessoas que partilham algumas características semelhantes, normas, valores e expectativas. Vendo o filme “A Onda” pode perceber a criação de um grupo social que eram alunos da aula de autocracia que decidiram criar este grupo social chamado A Onda para explicar o que era um modelo autocrata, para eles entenderem e viverem um modelo autocrata, sendo assim todos presentes neste grupo social partilhavam de ideia autocratas, tinham expectativas quando A Onda e valores dentro desta.
Os grupos sociais têm características externas, ou seja, que podem ser observadas exteriormente. Os membros partilham uma consciência de interação e filiação . Seus membros têm condutas semelhantes, objetivos comuns, apresentando normas e símbolos. Dentro do filme os membros do grupo usavam uniformes, calça jeans e camisa branca, para mostrarem ser iguais dentro deste e para mostrarem ser deste grupo. A Onda tem um símbolo que os representa:
Grupos pessoais são grupos dos quais as pessoas sentem que pertencem e expressam ideias conjuntas formando um grupo de pessoas em que o individuo se sente bem e a vontade. Relacionando isso com o filme a onda é um grupo pessoal pois todos, exceto duas garotas, que ali pertencem se sentem bem, se sentem parte de algo maior.
Grupos externos são grupos dos quais os indivíduos não pertencem, aqueles que não lhe interessam. No filme as pessoas que não fazem parte da Onda veem a mesma como um grupo externo.
Distancia social é o grau de proximidade e aceitação sentida por um membro de um grupo em relação aos membros de outros grupos. No filme podemos ver dois momentos distintos, um onde as pessoas começam a querer entrar neste grupo e outro onde as pessoas os julgam como “ridículos” por fazerem parte disto.
Os grupos secundários tem contatos sociais entre os membros limitado, suas reuniões tem um objetivo pratico e determinado e o tamanho do