Filme a missão
Na minha opinião, ocorreu um processo de aculturação ligado à submissão. Os jesuítas vieram com uma visão de submissão e dominação, interessados em catequizar e instruir os nativos para o enriquecimento. Após assistir o filme, A Missão, tive uma pequena amostra do impacto que teve a chegada do europeu para os povos indígenas. Posso dizer, que modificou bastante a forma de vida dos índios, pois a sua organização e relação com a natureza foi cortada, pela imposição cultural dos colonizadores. Ao final do filme tudo isto fica bem mais visível, quando os índios chegam ao ponto, de negar a sua cultura e valorizar a do homem branco, mostrando assim a total submissão aos colonizadores; um exemplo é a mudança os índios, que deixam de morar na floresta, e passam a acreditar que as vilas das missões são os seus verdadeiros lares.
Identifique também algumas questões ou temas importantes como, por exemplo:
* Finalidade da colonização:
Tinha como objetivo o próprio crescimento, econômico, político e cultural. As cortes iluministas da Europa opuseram-se aos ensinamentos e influência da Companhia de Jesus, e é certo que as autoridades portuguesas viam certas vantagens em livrar-se da presença da mão religiosa nesta área, pretendendo escravizar as comunidades índias abrigadas sob a proteção das Missões.
* Papel da catequese no período civilizatório: As missões jesuíticas com seu caráter evangelizador, teve seu papel na quebra da identidade indígena. Após a descoberta do Novo Mundo, os habitantes do paraíso só podiam ter três destinos: ou perder seus costumes e crenças para uma nova cultura, em nome de Deus; ou serem escravizados como animais selvagens; ou serem dizimados pelos colonizadores. Tornando assim o trabalho das missões mais complicado, pois os colonos capturavam os índios a fim de manter um comércio escravo,