Filme A Fraude
O filme relata uma história verídica sobre um ambicioso escriturário que trabalha em um banco recebe a oportunidade de cuidar de negócios na Singapura. Lá ele apresenta resultados excelentes no aspecto financeiro, escondendo as perdas em uma conta aberta para este fim.
Ewan McGregor, na história de um homem jovem e ambicioso que se rende aos riscos e acaba levando à falência uma das mais antigas e bem sucedidas instituições financeiras da Inglaterra. Quando é enviado a Singapura, pelo tradicional Barings Bank, tudo que Nick Leeson quer, como negociador de mercado futuro, é a chance de fazer dinheiro com ações. Porém, enquanto os dirigentes do Barings Bank comemoram os lucros conquistados para o banco pelo rapaz, Nick começa desviar enormes quantias de dinheiro para cobrir as perdas de suas próprias apostas financeiras. Com dívidas comparáveis ao seu desespero, Nick decide arriscar tudo numa jogada definitiva para burlar o sistema e recuperar todo o dinheiro que já perdeu.
Leeson foi o homem que praticamente levou ao fechamento o banco de investimentos Barings, o mais antigo em operação no Reino Unido, ao desviar o equivalente a US$ 1,5 bilhão.
Leeson foi identificado como o fraudador, e tudo começaram com uma perda US$ 20 mil por meio de um funcionário que trabalhava com ele. Foi no jogo do mercado financeiro que Nick Leeson ganhou e perdeu milhões de libras e levou o mais tradicional banco de investimentos a uma situação de dificuldade. Apostar alto nos derivativos, o mais arriscado segmento do mercado financeiro, foi seu erro.
Consecutivas quedas na Bolsa de Valores de Tóquio, acentuadas pelo terremoto em Kobe em 1994, fizeram com que ele perdesse uma fortuna. Na autobiografia A História do Homem que levou o Banco Barings à falência, Leeson contou como encobriu as perdas na conta chamada de erro 88888 e como escondeu, durante dois anos, a situação financeira do Barings em Cingapura, enganando auditores e a própria bolsa.
Em