FILME: A CONQUISTA DO PARAISO
ANDRESSA SELENO DOS SANTOS
RA: 116142
TUTORA/ORIENTADORA: ELIANA CAROLINE SARTORI
BURITIS/RO
2014
1492: A CONQUISTA DO PARAÍSO
O cinema deve ser usado como recurso pedagógico utilizando-se de uma linguagem audiovisual aproxima os alunos á situações, cenários, pessoas e sons do passado com o presente. Qualquer relação que envolva historia-cinema é vista de forma que todo filme é um documento desde que tenha sua base em fatos reais que aconteceram no passado avaliando sempre o ponto de vista do autor e o peso que o filme tem sobre os acontecimentos históricos para que se torne um documento.
O filme escolhido para o desenvolvimento do projeto foi 1942: A Conquista do Paraíso, por apresenta um rico conteúdo das grandes navegações, inquisição o mercantilismo e o descobrimento da America. Este filme aborda alguns acontecimentos que são comprovados na historia real, contando com a participação de personagens que realmente existiram (interpretados por atores fabulosos). Nos filmes épicos a verdade na trama é relativa, podendo ocorrer anacronismos muitas das vezes para despertar a curiosidade dos telespectadores, o filme em questão é uma reconstrução histórica real que é comprovada na historia.
O contexto histórico desde filme é muito rico, que nos fascina enquanto historiadores, nos leva diretamente ao cenário das expedições marítimas dos séculos XV e XVI, reconstruindo o cenário da passagem da Idade Média para a Moderna onde se deixava de lado o feudalismo para que pudesse incorporar o mercantilismo (capitalismo comercial) que trazia consigo heranças medievais, com ambição pelo ouro, prata e especiarias visando sempre o lucro e o poder, tinham em mente que o crescimento de um Estado só aconteceria explorando outros povos.
Junto à burguesia surgia o desenvolvimento progressivo das atividades comerciais, a burguesia se aliava ao rei para formar os Estados Nacionais que seria de primordial