Filme: trabalho interno
O documentário retrata sobre o colapso financeiro (Bolha Imobiliária) que surgiu nos EUA e suas consequências em todo o mundo. O filme retrata o ambiente político, as práticas bancárias e a corrupção de todo o sistema financeiro americano que originaram a crise mundial.
Depois que assisti ao filme pude compreender de uma forma mais critica o que verdadeiramente aconteceu e como o governo se omitiu e se corrompeu na situação. A omissão do governo ficou bem evidente nos momentos em que não houve a regulação das negociações envolvidas, e que permitiu que os próprios políticos e banqueiros se beneficiassem financeiramente.
No andamento desse processo foram criados nas Bolsas de Valores os derivativos (direito pela compra de produtos) que também não eram regulados, e consequentemente deixavam todo o sistema financeiro cada vez mais instável.
No fim, as consequências maiores foram arcadas pela população que ficou “a conta” do prejuízo. Muitas pessoas perderam seus imóveis, já que toda operação era baseada no refinanciamento de imóveis a juros altíssimos pelos bancos. Estes bancos repassavam os financiamentos à Bancos de Investimentos que por sua vez vendiam para investidores de todo o mundo, principalmente para a Europa. Nesse processo os imóveis tiveram supervalorização (cerca de 194%) e as parcelas do financiamento acompanharam esse índice. Por isso, muitas pessoas não conseguiam honrar a dívida.
Por isso podemos ver que vários países da Europa foram afetados diretamente pela crise e tiveram que agir de forma enérgica com o anúncio de vários pacotes econômicos para evitar um agravamento da