Filme Tempos Modernos
CURSO: MBA GESTÃO DE PESSOAS E COACHING (ANUAL)
PROFESSOR / TUTOR: ALÍRIO NOGUEIRA/ STÉFANY
ALUNO: VIRGÍLIO JOSÉ PORTILHO HORDONES
DISCIPLINA: GESTÃO EMPRESARIAL - Cap 1 - Parte 1 - A evolução do pensamento em Administração.
______________________________________________________________________
A administração científica, criada por Frederick Taylor é um modelo de administração criado pelo americano que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos. No filme Tempos Modernos já nota-se os quatro princípios da administração científica, proposta por Taylor:
- Princípio de planejamento – No filme, existe uma organização na divisão de tarefas e funções dentro da empresa. Existe uma análise de trabalho e estudo dos tempos e movimentos para aumentar a produtividade, racionalizando a sua execução, é mostrado isso na esteira de produção. O horário de trabalho que mostra no inicio do filme e o fim do expediente já no fim do dia mostra o aproveitamento ao máximo da mão de obra, focando na produtividade.
- Princípio de preparo dos trabalhadores – Charles Chaplin, protagonista do filme, foi instruído a fazer um único trabalho: o de apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem. Enquanto o dono da fabrica fica confortável em sua sala lendo jornais, o protagonista desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos e, de tanto apertar parafusos, tem problemas de stress, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa de uma mulher que passa na rua (fadiga). Em outra cena do filme, mostra o protagonista em um experimento em que o funcionário continua a trabalhar na linha de montagem produzindo, sem parar ao menos para comer, uma máquina lhe daria comida na boca.
- Princípio de controle – Presença do dono da fábrica, controlando o tempo e cobrando produtividade com