Filme:Tempos Modernos
O filme relata o Capitalismo Industrial e a escravidão trabalhista, onde a classe operaria luta pela sobrevivência á vida, sua condição social sofre com a exploração proveniente dos donos das indústrias. Os personagens tentam se adaptar de todas as formas, mesmo sofrendo em um trabalho árduo e continuo.
Personagem principal o vagabundo com muita bravura tenta se adaptar a todas as situações vividas por ele, até mesmo ao abuso Poder, autoridade e trabalho escravo assim desempenhado pelo presidente da empresa, onde o mesmo tenta transformar seu funcionário em máquina.
O filme como um todo não possui cenas desinteressantes, todas elas passam uma mensagem, a primeira delas é que mesmo diante de toda luta, o Companheirismo e a Solidariedade entre os personagens são constantes.
Uma delas é a motivação do personagem de Charles Chaplin (o vagabundo) a personagem de Paulette Goddard (a órfã), através da fala utilizada por Charles na cena, que descreve bem essa passagem, “Levante a cabeça não desista de lutar, Vamos conseguir nos virar “ .
O filme é produzido em 1936 aborda a situação do desemprego mostrando o quadro de aceleração e desaceleração na economia, retratando a critica aos maus tratos que os empregados passam a receber após a Revolução Industrial. Seu maior objetivo é passar uma mensagem social, demonstrando que a maquina está tomando o lugar do homem, onde a alienação e a crise existencial torna este homem em um objeto, perdendo sua identidade, ou seja, a perda do homem de si mesmo.
A situação pela qual passava o homem com a chegada da Revolução Industrial foi o primeiro passo para uma transformação, que mais adiante se refletiria em sua vida. Para a historia da humanidade, desencadeou não só uma tecnologia, mas também, uma revolução de hábitos, costumes e valores humanos.
A busca por bens e valores financeiros pelos homens de negócios, aliados aos benefícios da ciência e da